terça-feira, 24 de março de 2009

o que há de errado na poética e poesia cristã atual?

frequentemente na blogosfera emergente surgem críticas à falta de critividade nas composições musicais que a todo dia surgem dentro da subcultura evangélica.

ok.. concordo com isso.. falta uso de criatividade mesmo...

muitas dessas músicas tem em suas letras trechos como " ...entra na minha casa, entra na minha, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas..."

essas músicas são cantadas todos os domingos em uma porção de galpões/auditórios que insistimos em chamar de igrejas...

blz, são cantadas, mas e daí??

há muitas vezes sobre o assunto "conteúdo dessas letras sem criatividade" um debate que confronta esse conteúdo como a verdade do engangelho.

se teoricamente essas pessoas já nasceram do espírito ( bastismo com espirito santo NÃO É GLOSSOLALIA NEM DOM DE LINGUAS, leia aqui), tiveram a vida transformada... então não faria sentido cantar esse tipo de música pq elas já tem sua vida mudada :S.. há algo errado!!!


peraí.. mas paulo dizia que o que queria fazer não fazia e o mal que ele não queria fazer ele fazia.. e .. ammm ... ele era um baita evangelista!!! :S.. que que que que como???!!!!

bom... parece que nascer do espírito é não é uma transformação imediata da pessoa...

hummmm

aproveitando a metáfora de jesus... se o cara era um adulto na carne .. o cara nasceu .. foi crescendo .. ganhando maturidade e entendimento e depois então tornou-se um adulto.. que continua fazendo bobagem como uma criança faz.. mas que ocm o tempo se tornará um sábio ancião/vovô ( espera-se xD.. hehe)


talvez nascer de novo seja despertar pra um mundo novo, pra oportunidade de um modo de vida pleno, em íntegridade amor ao proximo, respeito ao adversário/inimigo(tratálo como outro ser humano, com respeito com esse tipo de amor não é com o mesmo amor de irmão, ou mulher/marido ou filho... é amor ao proximo mesmo.. e só), amor à família, à vida que Deus nos deu que é a oportunidade de existirmos, concedida a nós através de nossos pais e avós.. e bisavós e ... lalalalalá....

mas isso tudo não entra na nossa cabeça como a facilidade de um furo e um funil que por eles é posto ali dentro todo esse novo comportamento...

essa mudança é diária... pq ela não acontece por nosso próprio mérito... aquilo que cada um de nós consegue reconhecer que lhe aflige e "escravisa"(o rico a falta de sono e tranquilidade, o estudante a falta de organização e reponsabilidade, o pobre a falta de dinheiro para seu sustento e de sua família) e nos controla porque não estamos no controle delas, é o que nos é dado o controle neste novo nascimento ;).. isso é o que chama-se de "transformação de vida"... a paz ao oprimido.. e por aí vai...

talvez essa crítica ao conteúdo das música não seja sem razão, mas acreditoque muitas vezes se apóia na coisa errada...

muitas vezes essa poesia/letra de música é entendida por muita gente como a necessidade de um encontro/transformação instantânea de Deus em nossa vida.. e daí acabou!!!.. pronto já está tudo resolvido.. dá pra voltar pra casa e taí... deu chega... it's done!!

não é bem assim... até está certo esse tipo de poesia.. só que ele deve ser entendido como um contato diário com o pai, com a mudança dele na vida de cada um, "hoje eu me disponho que ele me mude.. e ele muda, amanhã me disponho de novo e ele me muda/me ensina outra coisa, ... depois de amanhã eu procuro ele outra vez... e aprendo mais uma coisa... e assim de recém nascidos no espírito (novamente emprestando a metáfora de Jesus) vamos crescendo e ganhando maturidade... etc etc...)


===================================================================================================================================

Nenhum comentário: