quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VC segue a Jesus? Tem certeza?

Partidarismo na igreja

teste

Todo mundo tenta sempre puxa a brasa pro seu lado, é humano.

Entre emergentes, tradicionais, pentecostais, calvinistas, arminianos, ou outros mais sem exceção de todos os lados sempre existe partidarismo, e não dificilmente extremismo.


Em dias atuais ouvimos muita bobagem dentro do cristianismo e é totalmente válido analisar tudo e filtrar, Graças a Deus que Existiram homens usados por ele que não aceitassem as heresias que eram pregadas e que pregassem com mais amor à Deus que aqueles a quem eles teciam suas críticas válidas.

é natural que houvesse divisão, e distinção entre o que estes Homens pregavam e o que pregavam os hereges à quem eles criticavam.

Graças a Deus que isso aconteceu!!

Mas todos os cristãos também são humanos, e portanto comentem erros.

Não falo isso por causa dos líderes das reformas, alo isso por causa dos seguidores deles.

por vezes vira partidarismo, e quando isso acontece é um perigo!

Passa-se a pregar mais o partido do que a mensagem que originou ele.

isso acontece o tempo todo, tradicional falando de pentecostal, pentecostal chamando tradicional de frio... etc e etc...
todos nós devemos nos policiar pra não falar besteira quando tecermos alguma observação sobre outro movimento ao qual não pertencemos ... mas o objetivo desse texto não é avaliar todas as observações que cada movimento faz sobre os outros.

O objetivo deste texto é alertar para o a nossa intenção quando fazemos observações sobre os outros movimentos ou sobre o movimento ao qual fazemos parte.

Quando a “visão” do crítico ganhar em sua argumentação uma importância beeeeeem maior que o próprio evangelho, a situação já saiu fora dos trilhos!

só falando assim soa vago, vou usar um exemplo.
o Filipe postou um texto, num tópico aqui na comunidade sobre “como o calvinismo pode salvar o seu casamento”
link: http://5calvinistas.blogspot.com/2011/01/como-o-calvinismo-pode-salvar-seu.html

uma coisinha que não é o tema do texto me perturba.

parece que o centro das coisas, a solução pra tudo é o calvinismo, não é seguir Jesus.

O texto faz mais referências diretas à calvinismo do que à jesus ou cristianismo ou evangelho.

Assim, o texto se foca em argumentar que é o calvinismo o responsável pela salvação do casamento, Jesus, Evangelho ou cristianismo se tornam figurantes ou argumentos para provar a eficácia do calvinismo.

O autor eleva o calvinismo acima do próprio evangelho que ele prega. Há algum problema nisso, e é coisa séria!!!

No primeiro século do cristianismo, quando Paulo soube que haviam irmãos trocando a ordem das coisas, e pondo em suas vidas o partidarismo à frente do evangelho ele tratou logo de dar um basta.

[b]1coríntios 1:11-17[/b]
Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio;
de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome.
( Batizei também os da casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei alguém mais. )
Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus.

e ele continua 2 capítulos depois

[b]1coríntios 3:1-6[/b]
Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,
porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

em dias atuais ouvimos muita bobagem dentro do cristianismo e é totalmente válido analisar tudo e filtrar.... é natural esses filtros ganharem nome, e é bom porque assim é possível identificar as correntes de pensamento e isso é ótimo.

mas quando isso vira partidarismo a coisa começa a ficar perigosa.
passa-se a pregar mais o partido do que a mensagem (nesse caso filtro) que originou ele.


===================================================================================================

Nenhum comentário: